quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vazamento de informações pode tirar fábrica da BMW de Montes Claros

 

Segundo algumas fontes da internet, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, teria dito à Rádio Itatiaia que o vazamento de informações, por parte da Prefreitura, sobre o interesse da BMW em instalar uma fábrica em Minas, provavelmente em Montes Claros, teria feito a empresa desistir da ideia. 

Curiosamente a notícia sobre a instalação da fábrica em Montes Claros foi divulgada pela Prefeitura em meio a crescente impopularidade do Prefeito, em razão dos elevados reajustes do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo, servindo, propositadamente ou não, para desviar o foco dessa questão.

O site da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos publicou o seguinte texto:

18/05/2011 - Diário do Comércio

Atração da BMW é bastante difícil

Apesar de não ter dado como encerrada as negociações, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, afirmou que será difícil recuperar o interesse da montadora alemã BMW em implantar uma unidade no Estado. Até agora, a empresa anunciou apenas que pretende construir uma fábrica na América Latina.

Segundo a secretária, o vazamento da informação de que Montes Claros, no Norte de Minas, seria uma das candidatas a receber o empreendimento poderá inviabilizar o projeto. "Não foi a imprensa que afugentou os investidores, foi quem disse à imprensa", lamentou, referindo-se ao prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. "Existe um acordo de confidencialidade, de sigilo, que foi descumprido e desagradou os empresários", disse.


A revelação, que teria sido feita pelo prefeito no final de abril, seria a de que o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) teria sondado a administração municipal para saber se haveria a disponibilidade para a concessão de um terreno de 2 milhões de metros quadrados para a construção da planta. Leite haveria informado ainda que se encontraria com o governador Antonio Anastasia para tratar do assunto. Em meados de abril, o governador se encontrou com o presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch.


Após o anúncio feito em março por Dornbusch de que México e Brasil seriam os principais candidatos a receber a nova planta, pelo menos cinco estados brasileiros entraram na disputa: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernanbuco e Bahia. Em Minas, o município de Montes Claros seria estratégico por estar localizado na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).


Se aprovada pela presidente Dilma Rousseff, a Medida Provisória 512, que beneficiará a região, proporcionará a isenção do Imposto de Importação para máquinas e equipamentos e a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No Estado, são 168 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha e Mucuri inseridos na área da Sudene. (LR) 

Fonte: http://www.camaras.org.br/site.aspx/Detalhe-Noticias-SRMG?codNoticia=8I6XkFAAzPE=

Abaixo, link da Prefeitura de Montes Claros noticiando, em 29/04, a possível instalação da fábrica da BMW em Montes Claros:

http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2011/abr-11/not_29_04_11_1951.php
Acessem antes que saia do ar.



4 comentários:

  1. Segundo o próprio Prefeito Tadeu Leite, a fábrica geraria 5 mil empregos diretos, além dos indiretos.
    http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2011/mai-11/not_02_05_11_1960.php

    ResponderExcluir
  2. Alguém no twitter que se identifica por: @tadeu_leite escreveu:
    "Boatos na cidade de que a fábrica da BMW não vem mais para Moc. É tudo mentira. Está tudo acertado com o @Prof_Anastasia! #PalavradeTadeu"
    Se essa pessoa for mesmo Tadeu Leite, é bom que esteja certa, porque cada declaração dele dá mais certeza de que a fábrica da BMW vem para a cidade. Imaginem como o povo receberá a notícia de que os alemães optaram por outro local, depois de o nosso prefeito ter garantido que viriam para cá...

    ResponderExcluir
  3. Trecho de entrevista do Governador Anastasia ao www.leonardobarros.com, em 17/05:

    "O senhor disse em atrair empresas de maior valor agregado. No Norte de Minas, o que aconteceu com a BMW?
    "Nunca se cogitou de BMW, primeiro, no Norte de Minas, ou em qualquer outro lugar. A BMW está estudando, de acordo com a secretária Dorothea (Werneck) uma nova planta nas Américas, não se sabe nem se é no Brasil. Então nós estamos colocando para a BMW, como também para todas as outras empresas que querem se expandir, as nossas condições. Mas é um processo de negociação, resta saber se será no Brasil. Se for no Brasil, onde será. Minas tem uma questão de capital humano muito bom, uma posição logística muito boa, mas naturalmente não houve nenhuma definição. E até temos que tomar cautelas, porque essas questões empresariais têm que ser vistas sempre com reserva, não se esqueçam disso. Porque as empresas competem entre si. Elas têm os seus sigilos, têm as suas estratégias empresariais. E nós não podemos jamais, em tempo algum, o governo ou os governos, não podemos criar qualquer constrangimento para as empresas. Então tudo tem seu tempo adequado, que é o momento da assinatura do protocolo, como fizemos com a empresa chinesa, que depois de muitas negociações foi assinado. Mas é um processo de demorou naturalmente muito tempo".

    Observem como o Governador fala em "cautela", "sigilo". A impressão que fica é que ele já tinha alguma informação privilegiada, mas, para não atrapalhar as negociações, tenta não fazer alarde, ao contrário do que teria feito a Prefeitura de Montes Claros.
    A empresa chinesa citada pelo Governador vai se instalar no Sul do Estado

    ResponderExcluir
  4. A notícia continua repercutindo em todo o Brasil. Agora foi o jornal O Paraná que deu destaque ao assunto:
    "Fréi di mão, uai
    "Guerra aberta em Minas. A secretaria de Desenvolvimento do estado, Dorothea Werneck, acusa o prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite (PMDB) , de vazar a ida da fábrica da BMW para a cidade. Os alemães não gostaram e Minas deve perder.
    "Palanque
    "O político teria comemorado com os conterrâneos e noticiou o fato. Segundo Dorotea, a BMW desistiu por ter havido um rompimento de cláusula entre o governo e a empresa, que tratava do sigilo absoluto até o anúncio pela própria alemã".

    http://www.oparana.com.br/Paginas/20110520/geral.pdf

    ResponderExcluir